Quando o friozinho dá o ar da graça, nossa primeira providência é resgatar as peças mais quentinhas do nosso guarda-roupa. Mas essa tarefa pode trazer surpresas desagradáveis como manchas, mofo e mau cheiro. Pensando nisso, o quadro Bem na Moda foi até a Lavanderia Luxor em busca de dicas para garantir beleza e durabilidade das peças de inverno. Eu escolhi a Luxor porque nessa lavanderia tem 33 anos de experiência no ramo em Blumenau e a maior parte dos processos de lavagem das peças é feita a mão. E a primeira lição é: preservar a etiqueta, pois nela estão contidas todas as orientações sobre lavagem, secagem e o modo correto de passar as roupas.
Entre os materiais mais presentes no inverno está o couro natural. Franciele Kertischka sócia da lavanderia ensina a lavar peças desse tipo com uma esponja( usando o lado macio) com detergente neutro. Depois a peça deve ser enxaguada 2 vezes (sem amaciante). Tudo muito rápido para não estragar o couro. Para centrifugar a peça é enrolada numa toalha. Para estender, Franciele providencia duas alças para prender a peça no varal pelo forro, nunca pegando o couro para não marcar o material. Secar, só na sombra. Outra dica: se a peça precisa apenas de manutenção, Franciele orienta a passar um pano umedecido em água com um pouco de vinagre. Depois é só passar outro pano seco e deixar a peça arejando na sombra.
Franciele Kertischka e Fábio Kertischka – Donos da Lavanderia Luxor
Outros truques para lavar lã, paetês e veludo você acompanha na reportagem que vai ao ar nesta terça-feira, no programa Ver Mais na RICTV Record Blumenau, a partir das 13h15min.
Mirian Roza veste Secret Glam – 3041-0444 e Cabelo e maquiagem – Salão Peluqueria – 3322-0048
Lavanderia Luxor – 3322-4158
Nenhum comentário:
Postar um comentário