No frenético vai e vem da moda, o macacão dá o ar da graça novamente neste verão. E nem de longe lembra sua origem humilde, quando era peça de uniforme de mineradores americanos no século 19. Aliás, o macacão entrou para a história da moda no século 20 como uniforme de trabalho das mulheres que trabalhavam nas fábricas. Devido à praticidade, foram adotados como roupa para ser usada no dia a dia. E sabe como é mulher, né? Inventar moda está no DNA feminino. As versões fashion do macacão se popularizaram em 1960 e a partir daí, essa peça vem ganhando novas versões a cada estação.
OSCAR DE LA RENTA
Hoje, essa peça inteira aparece em várias versões de comprimentos, modelagens, tecidos e estampas. Então ficou no passado a idéia de uma peça simples, apenas funcional. Só não perdeu a essência da praticidade: vestiu, tá pronto. Se bem que acessórios, dependendo dos modelos são bem-vindos como cintos, colares, etc.
MARC JACOBS
Com tantas opções, há modelos sofisticados, com tecidos nobres e modelagens de alfaiataria que são garantia de sucesso em festas e jantares. Nesse caso, os complementos tem que acompanhar o clima da produção: bolsas pequenas ou carteiras, calçados de saltos altos, de preferência sandálias com plataformas, bijoux com cara de jóia. O look monocromático é o mais elegante.
MARIA BONITA
Para alongar a silhueta, um colar ou brincos compridos. Escolha apenas uma opção. Outro truque para dar a impressão de ficar mais alta é usar macacão com a barra até tornozelo ou cobrindo os pés. Baixinhas devem evitar macacão amplo e curto. Aquele comprimento no meio da canela também deve ser evitado porque fatia a perna e dá a impressão de achatar o visual. Já as gordinhas devem optar por cores neutras e visual monocromático. Estampas só as minúsculas e com fundo escuro.
ELIE SAAB
Os macaquinhos são sinônimo de despojamento e tem a cara do verão. Muitas grifes criaram suas versões curtas em malha e outros tecidos molengas. Vão bem em ocasiões muito informais: passeio no shopping, um choppe no fim da tarde, passeio à beira mar.
JILL STUART
Para o verão 2010/2011, muitas marcas brasileiras apostaram no macacão, especialmente a Maria Bonita que investiu nos tecidos amassados. Tem também a Juliana Jabour, Iódice, Cori. No exterior, as referências de grifes gringas que investiram nessa peça também são numerosas – podemos citar Marc Jacobs, Bottega Veneta, Fendi, D&G e Jill Stuart apresentaram suas versões de macacão para o verão 2011.
FENDI
Mirian, estava dando uma espiadinha aqui no seu blog e só estou passando pra dizer que adorei, as matérias estão ótimas!
ResponderExcluirBeijos
Michelle Sabbagh
Que bom que você gostou. Fico feliz com o retorno. Bjs.
ResponderExcluir