Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Museu Hering: tributo à moda brasileira e à indústria blumenauense





Blumenau ganhou um belo presente esta semana. A Cia. Hering inaugurou o Museu Hering, que, além de contar a história da empresa de 130 anos que se tornou uma das mais queridas e conhecidas no país, é também um tributo à trajetória da moda e da indústria têxtil brasileira.


O museu fica numa casa de 435 metros quadrados (foto acima) construída no século XIX e tombada pelo patrimônio histórico do Estado. A inauguração é mais uma das boas notícias da Hering neste ano em que as vendas de suas marcas - Hering, Hering Kids, Puc e dzarm - cresceram a cada trimestre sempre na casa de dois dígitos. “A conclusão do projeto do museu é mais uma forma de comemorar estas realizações”, comentou Carlos Tavares D’Amaral, diretor administrativo da Cia. Hering.


Tear (acima) e máquina de costura (no alto) antigos expostos no Museu Hering.

A solenidade de inauguração na noite desta segunda estava animada. Gente de várias gerações se encontrou nos salões da casa que abriga o museu, e trocou ideias e reminiscências. As fotos nos paineis eram apontadas, histórias contadas, personagens identificados. Foi um bonito encontro que despertou boas lembranças.

Sido Stribel (acima), que entrou na Cia. Hering em 1948 como aprendiz e aposentou-se em 1989 era um dos mais entusiasmados na inauguração. Alguns meses atrás, aos 76 anos, Sido foi chamado para restaurar uma das peças mais antigas em exposição no museu, um tear circular manual de fabricação francesa, importado em 1889, e que poderá ser manuseado pelos visitantes para saber como foram fabricadas as primeiras malhas das camisetas Hering.


Camiseta, ainda com a etiqueta Gebrüder Hering, fabricada em 1910.


Publicidade antiga da Hering, em exposição no Museu.


O museu, que abre ao público no dia 30, está sendo inaugurado com a exposição “Tempo ao Tempo”. Nela poderão ser vistos equipamentos, roupas, tecidos, aviamentos, estampas e embalagens, além de documentos e fotografias. Mas além da história, o visitante também pode interagir e experimentar, acessando dados em terminais touch screen e criando sua própria estampa para levar uma camiseta customizada para casa como souvenir. Eu e a Nilma Raquel fizemos nossas camisetas exclusivas. Eu criei uma pra Georgia, minha filha.


Olha eu aí, criando o desenho da minha camiseta...


...esperando a a estampa ser impressa e...


...posando com ela pronta ao lado da Maise Tavares D'Amaral, que também fez a dela.

Bom, mas o melhor é saber que além do acervo incrível, o Museu Hering deve ainda abrigar eventos e atividades culturais para a comunidade. Por isso, vamos prestigiar!


Você sabia?

Hering em alemão significa arenque, um peixe parecido com a sardinha. Os dois peixinhos que estampam a etiqueta de uma das mais tradicionais empresas do país representam os dois “Hering”, Hermann e seu irmão Bruno, que deram os primeiros passos para a criação da Cia. Hering em 1880, com a aquisição de um tear e a instalação em uma casa no centro de Blumenau.


Museu Hering – Rua Hermann Hering, 1790, bairro Bom Retiro, Blumenau, SC. Aberto a partir do dia 30, de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Entrada gratuita até fevereiro de 2011.


PRÓXIMO POST

Nesta quarta-feira looks incríveis da Le Lis Blanc pra você começar a se inspirar para as festas de fim de ano. Clique e confira!


EU QUERO!

Porque querer não custa nada...

A parceria entre grandes estilistas e lojas de departamentos já é coisa estabelecida em moda. Até porque os próprios profissionais reconheceram que os grandes magazines estão investindo pesado em estilo e deixaram de ser sinônimo de "sacolão". E se você é esperta, também já aprendeu a usar o hi&lo. Quer lugar melhor pra comprar aquela tendência que tá na cara que é passageira do que uma loja de departamentos?

Dessa mistura design de luxo + preço baratinho, a mais festejada dos últimos tempos é a de Alber Elbaz, o gênio por trás da Lanvin, com a rede H&M. As roupas chegam nesta terça-feira às lojas. Ah, como eu queria estar lá fora pra ver de perto as peças chegando às araras! Olha o modelo acima! Eu quero!



GERAÇÃO SEM IDADE ROCKS!!

E pra terminar por hoje, indico um post muito legal da Julia Petit com mulheres da Geração Sem Idade arrasando: http://juliapetit.com.br/moda/melhor-idade/



Nenhum comentário:

Postar um comentário