Début em francês quer dizer início. É a estreia oficial das jovens na vida em sociedade. Uma tradição que surgiu nos reinos europeus também com a função de atrair futuros pretendentes para as debutantes. Mas os valores mudaram muito de lá prá cá: as jovens curtem baladas bem antes dos 15 anos, namoram, viajam em grupos, enfim, são independentes e com certeza não precisariam de um ritual oficial para iniciar a vida social.
Mesmo assim muitas meninas com essa idade não acham careta esse tipo de festa. Ao contrário, sonham com essa noite de magia e glamour em que os holofotes se voltam para elas. E renovam a tradição, com muito estilo.
Em Blumenau, o baile de debutantes é um dos mais tradicionais eventos realizados no Tabajara Tênis Clube, o mais antigo da cidade, fundado em 1859.
No Tabajara, a festa mais recente aconteceu no dia 28 de agosto e teve a participação de 10 debutantes. Todas em seus longos luxuosos, com muitos bordados, rendas, laços e babados. As luvas longas também fazem parte do figurino impecável.
Mas antes do baile, uma extensa programação reúne as garotas em viagens, jantares, baladas e palestras que abordam etiqueta, moda, maquiagem e nutrição. Quem organiza tudo é a patronesse - este ano foi Adriana Rauh - em parceria com o clube. Em Blumenau, além do Tabajara, o Teatro Carlos Gomes também resgatou essa tradição a partir de 1997. Em Santa Catarina, outras cidades também preservam essa festa cheia de significados históricos e sociais.
Desde a década de 50, o baile de debutantes do Tabajara Tênis Clube é prestigiado pelos sócios do clube e convidados. O cerimonial é pomposo: uma a uma, as debutantes percorrem o salão acompanhadas dos pais. Depois ao lado de seus pares apresentam o minueto (veja fotos acima), uma elegante dança que dominou os bailes europeus entre 1650 e 1750.
Na seqüência, as debutantes dançam a valsa com seus pais, homenageiam as mães com flores e só então os convidados entram na pista para continuar a festa. Veja abaixo algumas das debutantes com seus pares e pais.
Letícia Haertel acompanhada pelo pai Luiz.
Ana Carolina e Junior Justino.
Gabriela Koentopp entre seus pais Iara e Ivo.
Maria Júlia Baumgarten Busarello e Lorenzo Pasquali.
Joana Pizzolatti e Nicholas Axt.
Agradecimentos especiais ao Tabajara Tênis Clube e a Edemir Garcia Fotografias que nos cederam gentilmente as imagens para ilustrar esta matéria. Contato: www.edemirgarcia.com.br
Nesta terça-feira, você confere mais fotos do début no Tabajara Tênis Clube e um pouquinho da história de um dos bailes de debutantes mais tradicionais e exclusivos do planeta, o do Hôtel Crillon, em Paris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário