Você sabia que existe o Dia Internacional do Crochê? Pois é, tem sim: dia 12 de setembro, neste domingo. E para comemorar, a Circulo, empresa catarinense líder no segmento crochê no Brasil, organiza pela primeira vez um movimento online para reunir crocheteiras de todo o país para... Adivinha o quê? Crochetar! A idéia é formar grupos no dia 12 num lugar agradável, de preferência ao ar livre.
Cada cidade escolhe o seu espaço. Em Gaspar, sede da Circulo, será no parque em frente à prefeitura. O encontro também prevê fotos das peças prontas para serem publicadas neste endereço. Vale a pena continuar acessando, mesmo depois de passada a data: http://www.flickr.com/groups/diadocrochecomcirculo
Bom, se você é uma negação em trabalhos manuais mas está amando o retorno do crochê à moda, não se desespere. Basta olhar as araras que com certeza vai encontrar peças em crochê. E em outras tramas artesanais, como tricô e macramê, que também estão super em alta., E não só em roupas, mas também em acessórios, especialmente bolsas e carteiras.
Sim, essa técnica artesanal caiu nas graças da grife Chanel (Veja as três fotos abaixo. E olha que bolsa!!) e se propagou para outras marcas de todo o mundo nas coleções do último verão do Hemisfério Norte.
Acima, roupas e acessórios em crochê do Verão 2010 Chanel.
A italiana Alberta Ferreti conseguiu conciliar crochê e minimalismo.
A mulher sempre exuberante de Diane Von Furstenberg modela suas curvas com tramas artesanais.
No Brasil não é diferente. Entre as muitas grifes que apostam no charme nostálgico do crochê estão a Animale, Trya, Iódice e Tufi Duek e mais as grifes cujos exemplos de roupas em crochê e tricô você vê abaixo.
A papisa do assunto no Brasil é Vanessa Montoro. Ela se mantém fiel ao crochê há anos e suas peças são de babar. Vá até o site http://www.vanessamontoro.com/ e confira o que estou falando: as peças são lindíssimas e finérrimas.
Particularmente, acho um arraso vestido branco de crochê, reto, simples e delicado. Já estou pensando em arrematar um desses para o Reveillon.
Casaquetos de crochê na coleção diáfana da Tigresse.
Cavendish.
Mara Mac.
Uma das obras primas de Vanessa Montoro.
Fotos: reproduções sersustentavelcomestilo.blogspot.com;
style.com; revista Elle e revista Marie Claire.
COLEÇÃO PÉTALA
E já que a gente está falando em crochê, na quinta-feira é dia de continuar no clima leve e delicado da Primavera que se aproxima. A Laci Baruffi lança no dia 16, na loja do Shopping Neumarkt a sua coleção verão 2011 de bolsas e acessórios. O nome é Pétala e a alusão às flores está nas cores dos couros e em muitos acessórios.
Na foto abaixo você confere apenas uma das peças da coleção, olha que delícia! Durante a semana a gente vai postando mais.
PRÓXIMOS POSTS:
Esta semana tem Geração Sem Idade. Desta vez com peças da Eila! Fique de olho.
Sabem meninas que me lembro da minha mãe fazer peças de croche p eu usar quando menina, devia ter 10 ou 12 anos. Confesso que não gostava muito. Depois desse post acho que está na hora de reavaliar meu conceito crocheteiro... e chamar a mamãe de novo!!!! :) bjsss
ResponderExcluirIsso mesmo, Pri! Quem é fashion sempre revê seus conceitos e derruba "pré-conceitos". Com o crochê, é só saber compor o look e ter atitude. Ah, e chama a mamãe!
ResponderExcluirBjs!
Que postagem sensacional ... amei!
ResponderExcluirhttp://claudiaroma.blogspot.com