Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Café com a Glória Kalil




Um requintado café da tarde num clima absolutamente informal reuniu a imprensa em Brusque em torno de Glória Kalil. Esta é a terceira vez que a jornalista e consultora de moda, a vem à cidade para prestar consultoria à FIP, centro comercial com 200 lojas que atua no varejo e atacado. No encontro com os lojistas ela veio fazer um complemento de outras palestras, focando desta vez o setor masculino e questões técnicas relacionados ao varejo. Mas antes Glória Kalil se dispôs a conversar com os jornalistas convidados. Eu e a Nilma Raquel também estávamos lá. Teve pergunta de todo o tipo: desde dúvidas sobre produções de moda até as vantagens e riscos da informação instantânea via internet.




A pedido de uma jornalista, Glória listou as peças que estava usando nesse encontro: sapatos oxford Maria Bonita, calças pretas (não lembrava a marca, porque tem inúmeras), blusa Donna Karan, casaqueto Miu Miu e óculos escuros com grau Burberry.




Bom, em nome da “Geração sem Idade” questionei a relação idade versus comprimento da roupa feminina. Resposta de Glória Kalil: “Hoje ninguém sabe ao certo a idade das pessoas, graças à evolução da ciência, de muita malhação, hábitos saudáveis. Um bom salão também ajuda. Uma mulher de 50 anos pode dar um baile de elegância e inteligência numa garota de vinte anos, mas por que querer competir em quesitos como pernas, por exemplo? Não se pode ignorar isso".
Para Glória o dress code envolve ícones que estão relacionados a determinadas faixas etárias e que não combinam com quem está fora dessa fase. "Decotes, comprimentos mínimos e fendas gigantescas, remetem a um clima sexy e provocante, típicos da juventude", ela diz.
Então, meninas, devagar com os exageros. Mas isso tudo dentro do contexto urbano e ou formal. Agora quando o assunto é praia, piscina, enfim, verão tropical, segundo Gloria a coisa muda de figura. Estão liberados shorts e vestidos em comprimentos mais curtos mesmo para quem já não é tão jovem porque o ambiente permite e inspira.


A autora da série de livros Chic também falou sobre os elos da cadeia de moda: consumidor, indústria e varejo. Ela lembra que até os anos 90 quem mandava na moda era a indústria, hoje é
o consumidor que diz quanto quer pagar pelo produto e o que quer comprar. Trata-se de um consumidor que não é fiel às marcas, é superinformado, viajado e exigente.
E mais: "Hoje não se vende roupa, se vende moda". Afinal de contas, ninguém mais compra por necessidade. O que motiva a compra é a renovação, a novidade. Por isso, o comércio precisa reagir a essas mudanças de comportamento oferecendo produtos atualizados, ambientes atraentes e aprazíveis. E isso não tem nada a ver com elitismo, pois acontece em todos os níveis de consumo. Ela cita como exemplo a ascensão das classes C e D que priorizam os computadores em suas casas para ficarem conectadas com as informações. As grandes redes de varejo, como C&A, Renner, Riachuelo e Marisa, já perceberam isso e já se moldaram.
Um exemplo que deve ser seguido pelos menores, porque além disso, há a concorrência acirrada de shoppings, lojas, indústrias nacionais e grandes cadeias internacionais. A palavra chave é atualização.


Achadinhos!!


Depois desse bate papo, a Nilma e eu circulamos pela FIP para conferir as vitrines e nos deparamos com uns achados bacanas. Coletes rendados que podem ser usados sobre vestidos, regatas e t-shirts.



Este branco tem uma carinha de renda de bilro e é superdelicado. Olha que trabalho lindo na parte de trás! Custou R$ 39.



Já este preto tem um quê de guipure e o charme está nas costas em estilo nadador fazendo um desenho incrível, que merece um rabo de cavalo pra deixar a renda toda à mostra. Por este a gente pagou R$ 40.


Ah! Comprei também um vestido poderoso que só vou mostrar depois de estreá-lo no próximo evento que eu for. Só prá não perder o impacto! ;)




PRÓXIMOS POSTS:
A partir de sábado você confere o look da semana: um vestido lindo e todas as leituras possíveis desta peça tão versátil e que nunca sai de moda.
E prepare-se pra próxima semana porque o blog vem com muita coisa legal. Eu mostro as camisas femininas Dudalina, que já estão sumindo das prateleiras, e a gente vem com mais produções bacanérrimas do Geração Sem Idade.
Até lá!

7 comentários:

  1. Meninas, adoro a Glorinha... Um ícone
    Uma dúvida: FIP vende só atacado? Minha Mami adorou o colete preto, será que algum lojista já levou p Blu???

    ResponderExcluir
  2. Oi Miriam!!

    Adorei a matéria com a Glorinha, ela é demais, voces duas juntas formam uma dupla bacanérrima. Chiques, lindas e sensatas. Os coletes em renda arrazaram, mas me conta aí, que vestido poderoso é esse que voce comprou? Também quero. Beijos.
    Tela

    ResponderExcluir
  3. Oi Mirian e galera, suas leitoras!!!!

    Desculpem o ARRAZO com "Z"!!!A palavra correta é ARRASAR com "S". Cadê o Aurélio nesta hora!!!Com "Z" ou com "S", me fiz entender. Beijoooos

    ResponderExcluir
  4. Maristela, o vestido é segredo de estado, quem sabe você fica sabendo em breve?
    E Pri, o FIP vende no varejo sim. Tem que fuçar com calma, mas dá pra se divertir, viu?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. onde encontrar esses oculos maravilhoso de Gloria Calil, ele é show.

    ResponderExcluir