Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cruzeiro – Com que roupa?

O brasileiro tomou gosto pelas viagens marítimas. Com o dólar em baixa e os longos parcelamentos das passagens, ficou mais fácil viajar de navio. Só prá se ter uma idéia do aquecimento desse setor, a Abremar (Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas) anunciou que o Brasil já é considerado o quinto maior mercado de cruzeiros marítimos do mundo. A expectativa da Abremar é que 886 mil passageiros viajem de transatlântico na atual temporada. Para atrair cada vez mais clientes, muitas agências oferecem minicruzeiros que têm a duração de 3 a 4 dias. Estatísticas à parte, vamos direto ao assunto: preparar a mala para navegar no litoral brasileiro. Neste caso, o ambiente costuma ser informal,portanto esqueça aquela idéia de levar vestidos longos e exuberantes de festa e ternos. Para dar uma ajuda, vou listar alguns itens obrigatórios para eles e para elas, lembrando que filtro solar deve fazer parte da rotina de cuidados com a pele de ambos.


Começamos com a mala feminina.



Para circular no navio e bater pernas nas excursões: roupas leves e descontraídas como blusas e regatas (laise, cambraia, malha) shortinhos e bermudas, desde jeans detonados até os alinhados, de alfaiataria, vestidões de algodão, macacões de malha e um jeans bacana. Como o ar-condicionado é forte (gira em torno de 20 graus) não esqueça de incluir um casaquinho de verão e até echarpes de algodão e lenços coloridos. Calçados: as boas e velhas rasteirinhas e/ou sapatilhas.








Na piscina: além de biquinis e/ou maiôs, invista em pelo menos 2 saídas de praia, como kaftâs ou túnicas (de algodão, laise, cambraia, chiffon). Acessórios imprescindíveis: chapéu (o modelo Panamá é chic), bolsa de praia, chinelos de borracha e óculos de sol.


Para noite : blusas com um tempero sofisticado. Pode ser de chiffon, georgette de seda, ou ter algum brilho. Ficam moderninhas associadas a um jeans bacana (pode ser estonado, detonado) no melhor estilo Hi&Lo. Como a programação dos cruzeiros costuma ter festas que pedem uma roupa mais elegante, você pode usar um vestido curto porém sofisticado ou pantalonas em parceria com tops bordados ou com uma blusa mais elaborada. Vale também um macacão de tecido nobre. Calçados: sandálias altas, com plataforma. Acessórios são ótimos aliados para multiplicar os looks (colares, cintos, brincos). Uma carteira de festa também deve fazer parte dessa lista.



Para dormir: além da camisola, inclua um penhoar ou quimono de seda. Em caso de você enjoar e receber na sua cabine médico e amigos para visita.


Mala masculina:


Para circular no navio: bermudas jeans ou de sarja, t-shirts (as de decote V são as mais moderninhas), camisas polo, camisas de mangas longas (são mais elegantes. Para arejar, bastar dobrar as mangas até a altura do cotovelo).Calçados: top siders ou tênis de lona (são discretos e versáteis).



Na piscina: Além das sungas ou bemudas de praia, invista no chinelo de borracha e em óculos de sol.





Para a noite: calça jeans (de preferência delavê), calça com corte de alfaiataria e um blazer casual. Se você usar o blazer, pode combiná-lo com uma t-shirt , jeans e um cinto que pode ser de couro, mais tradicional ou de lona, mais despojado. Outra opção é uma camisa de mangas longas com uma calça de alfaiataria. Nos pés: top siders ou tênis de lona ou um mocassim.



Algumas regrinhas que devem fazer parte do roteiro da boa educação: Não vá ao restaurante, nem tomar café em trajes de banho, pois ninguém é obrigado a fazer refeições ao lado de uma pessoa desconhecida seminua. Uma bela saída de praia já soluciona o caso para elas. Já os homens, devem usar uma bermuda com camiseta. Se você está pensando em beber todas, pense que no dia seguinte as mesmas pessoas estarão lá e muitas pensando: “eu sei o que você fez na noite passada”. No mais, é curtir o mar, o sol, as festas e a folga. E boa viagem.

Fotos: Revista Marie Clair
Revista Vip
Revista Estilo
Revista Manequim

3 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas. Vou fazer um cruzeiro em breve e já sei o que levar na mala. Bacana mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom proveito. Curta no maior estilão. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas informações. Pretendo fazer um cruzeiro em breve e já sei o que levar na mala.

    ResponderExcluir