Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Macacão

No frenético vai e vem da moda, o macacão dá o ar da graça novamente neste verão. E nem de longe lembra sua origem humilde, quando era peça de uniforme de mineradores americanos no século 19. Aliás, o macacão entrou para a história da moda no século 20 como uniforme de trabalho das mulheres que trabalhavam nas fábricas. Devido à praticidade, foram adotados como roupa para ser usada no dia a dia. E sabe como é mulher, né? Inventar moda está no DNA feminino. As versões fashion do macacão se popularizaram em 1960 e a partir daí, essa peça vem ganhando novas versões a cada estação.


OSCAR DE LA RENTA


Hoje, essa peça inteira aparece em várias versões de comprimentos, modelagens, tecidos e estampas. Então ficou no passado a idéia de uma peça simples, apenas funcional. Só não perdeu a essência da praticidade: vestiu, tá pronto. Se bem que acessórios, dependendo dos modelos são bem-vindos como cintos, colares, etc.


MARC JACOBS


Com tantas opções, há modelos sofisticados, com tecidos nobres e modelagens de alfaiataria que são garantia de sucesso em festas e jantares. Nesse caso, os complementos tem que acompanhar o clima da produção: bolsas pequenas ou carteiras, calçados de saltos altos, de preferência sandálias com plataformas, bijoux com cara de jóia. O look monocromático é o mais elegante.


MARIA BONITA


Para alongar a silhueta, um colar ou brincos compridos. Escolha apenas uma opção. Outro truque para dar a impressão de ficar mais alta é usar macacão com a barra até tornozelo ou cobrindo os pés. Baixinhas devem evitar macacão amplo e curto. Aquele comprimento no meio da canela também deve ser evitado porque fatia a perna e dá a impressão de achatar o visual. Já as gordinhas devem optar por cores neutras e visual monocromático. Estampas só as minúsculas e com fundo escuro.


ELIE SAAB


Os macaquinhos são sinônimo de despojamento e tem a cara do verão. Muitas grifes criaram suas versões curtas em malha e outros tecidos molengas. Vão bem em ocasiões muito informais: passeio no shopping, um choppe no fim da tarde, passeio à beira mar.


JILL STUART

Para o verão 2010/2011, muitas marcas brasileiras apostaram no macacão, especialmente a Maria Bonita que investiu nos tecidos amassados. Tem também a Juliana Jabour, Iódice, Cori. No exterior, as referências de grifes gringas que investiram nessa peça também são numerosas – podemos citar Marc Jacobs, Bottega Veneta, Fendi, D&G e Jill Stuart apresentaram suas versões de macacão para o verão 2011.



FENDI



CELINE



BOTTEGA VENETA



ALEXANDER WANG

Fotos: Reprodução

2 comentários:

  1. Mirian, estava dando uma espiadinha aqui no seu blog e só estou passando pra dizer que adorei, as matérias estão ótimas!

    Beijos

    Michelle Sabbagh

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou. Fico feliz com o retorno. Bjs.

    ResponderExcluir