Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O uso de palavras estrangeiras na moda

Vamos novamente  testar o conhecimento sobre o uso de palavras estrangeiras na moda? Mais uma vez conto com a assessoria da professora Mara Rubia, especialista em Inglês para Negócios que também envolve moda. Veja as palavras que costumam aparecer na mídia e que nem sempre são compreendidas pelo público.

 Mara (my sister) e eu




GIRLIE-  É o visual romântico com cara de menininha mas com um toque moderninho. Pense em vestidos em tons suaves, estampas florais, babados, laços e  cintos finos.
  


LADYLIKE- Esse estilo também é composto por peças bem femininas, mas com pegada vintage. Também nesse caso a delicadeza pode ser quebrada com peças bem atuais. 


HI&LO - Abreviatura da expressão "high and low", isto é alto e baixo, é o conceito de moda que evidencia a mistura de opostos numa composição visual. Peças sofisticadas com elementos mais básicos que podem ser mais baratos. Isso se aplica também aos tecidos. É superatual associar materiais tradicionais com tecnológicos ou seda com couro, por exemplo.





SPIKES - São metais pontiagudos que são muito usados em roupas e acessórios e que fazem referência ao estilo rocker.





SNEACKER - A tradução é tênis, mas no Brasil essa palavra se refere ao modelo de cano alto com salto embutido. A marca francesa Isabel Marant lançou este modelo que ganhou releituras mundo afora.








PEEP TOEPeep quer dizer espiar e toe, dedo. Então, são calçados que tem abertura na frente por onde os dedos ficam aparecendo. 



CROPPED -  São comprimentos encurtados, ou seja, peças que são mais curtas que o usual (calças, jaquetas e blusas).


HOT PANTS - Shortinhos com cintura lata inspirados nas pin-ups dos anos 1950. Hot porque é uma peça "quente" no sentido sexy.





DRESS CODE – O termo inglês designa as regras do vestir. Sinaliza o estilo de roupa  que combina com a ocasião. Quando você receber um convite com o tipo de traje impresso, saiba que esse é o dress code da festa. Exemplos: traje esporte, traje passeio, habillé.

LOW PROFILE – Refere-se a pessoas que gostam de um visual discreto, que não gostam de aparecer.



HOT TRENDS – Tendência quente, ou seja, algo que está bombando na moda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário