Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bonitas e sustentáveis


Ter uma postura sustentável está cada dia mais fácil, felizmente. Nesta quinta-feira à noite, no Shopping Neumarkt, em Blumenau, mais uma opção está sendo apresentada para quem usar t-shirts descoladas e ainda se manter ecologicamente correto.




A Fujiro Ecotêxtil instalou no shopping um quiosque onde vai comercializar camisetas, ecobags e cases para notebook produzidas com a utilização de material obtido com reciclagem de garrafas PET. São 18 camisetas femininas, 23 masculinas e três infantis.

Nesta primeira coleção, as femininas foram desenhadas pela estilista Vanessa Neuber, que foi minha aluna no curso de Moda da Furb. Ela é conhecida pelas suas Art-shirts, com estampas em silk homenageando nomes conhecidos da música e das artes, finalizadas com um lindo trabalho artesanal. O que posso dizer é que nos seis anos em que fui professora no curso de Moda, a Vanessa foi sem dúvida uma das alunas mais supreendentes, criativas e com potencial artístico para quem tive o prazer de lecionar. Portanto, espere só coisas boas dela.





Outra parte da coleção foi desenvolvida por Diogo Brockveld, da própria Fujiro, que esteve envolvido com desenho desde sempre. Diogo tem uma história profissional ligada ao surfwear, o que também é uma bela credencial, já que surf é um esporte - ou uma filosofia de vida - super conectado com o meio ambiente. Assim, a expectativa pra essas peças é grande, e sabendo que tem uma pegada ecológica, melhor ainda.

Aqui alguns dados importantes: a malha utilizada na confecção das camisetas da Fujiro é produzida com 50% PET reciclado e 50% algodão, já as ecobags e cases são feitos com algodão que seria descartado. A Fujiro, responsável pela iniciativa, conquistou este ano o selo de 2 milhões de garrafas PET recicladas.


E pra você mergulhar mais um pouquinho no clima das peças, um vídeo com o making of da campanha, produzido pela Free. A fotógrafa é a Susana Pabst, do LOOSHstudio.



6 comentários:

  1. Mirian, para comprovar que está cada vez mais acessível a moda ecologicamente correta, divido contigo o site que só vende produtos com esta proposta - www.ecochoice.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ana Carolina, vamos visitar, divulgar e manter contato. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A Fujiro está de Parabéns! Já tive a oportunidade de trabalhar com eles, e o trabalho deles é lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Oie Mirian!
    Passei p/ avisar que o endereço do meu blog foi alterado !!
    PARA: http://handmade-style.blogspot.com
    É que eu não estava conseguindo este domínio e hj finalmente deu !! Sei lá pq... mistérios do blogger.. kkkkk
    Não esquece de atualizar, tá ?!
    Beijos e bom fds !
    Raquel

    ResponderExcluir
  5. Delícia Mirian... sabes que te admiro muito também! Vida longa ao blog e, parabéns mais uma vez! beijobeijo

    ResponderExcluir
  6. Adorei o teu trabalho. Aliás, já tenho uma t-shirt assinada por ti. Maravilha. Beijo prá você também.

    ResponderExcluir