Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Baile de Debutantes: tradição que resiste ao tempo



As debutantes do Tabajara com sua patronesse, Adriana Rauh: tradição renovada, com muito estilo.

Début em francês quer dizer início. É a estreia oficial das jovens na vida em sociedade. Uma tradição que surgiu nos reinos europeus também com a função de atrair futuros pretendentes para as debutantes. Mas os valores mudaram muito de lá prá cá: as jovens curtem baladas bem antes dos 15 anos, namoram, viajam em grupos, enfim, são independentes e com certeza não precisariam de um ritual oficial para iniciar a vida social.


Mesmo assim muitas meninas com essa idade não acham careta esse tipo de festa. Ao contrário, sonham com essa noite de magia e glamour em que os holofotes se voltam para elas. E renovam a tradição, com muito estilo.

Em Blumenau, o baile de debutantes é um dos mais tradicionais eventos realizados no Tabajara Tênis Clube, o mais antigo da cidade, fundado em 1859.



No Tabajara, a festa mais recente aconteceu no dia 28 de agosto e teve a participação de 10 debutantes. Todas em seus longos luxuosos, com muitos bordados, rendas, laços e babados. As luvas longas também fazem parte do figurino impecável.

Mas antes do baile, uma extensa programação reúne as garotas em viagens, jantares, baladas e palestras que abordam etiqueta, moda, maquiagem e nutrição. Quem organiza tudo é a patronesse - este ano foi Adriana Rauh - em parceria com o clube. Em Blumenau, além do Tabajara, o Teatro Carlos Gomes também resgatou essa tradição a partir de 1997. Em Santa Catarina, outras cidades também preservam essa festa cheia de significados históricos e sociais.


Desde a década de 50, o baile de debutantes do Tabajara Tênis Clube é prestigiado pelos sócios do clube e convidados. O cerimonial é pomposo: uma a uma, as debutantes percorrem o salão acompanhadas dos pais. Depois ao lado de seus pares apresentam o minueto (veja fotos acima), uma elegante dança que dominou os bailes europeus entre 1650 e 1750.

Na seqüência, as debutantes dançam a valsa com seus pais, homenageiam as mães com flores e só então os convidados entram na pista para continuar a festa. Veja abaixo algumas das debutantes com seus pares e pais.



Letícia Haertel acompanhada pelo pai Luiz.




Ana Carolina e Junior Justino.




Gabriela Koentopp entre seus pais Iara e Ivo.




Maria Júlia Baumgarten Busarello e Lorenzo Pasquali.




Joana Pizzolatti e Nicholas Axt.


Agradecimentos especiais ao Tabajara Tênis Clube e a Edemir Garcia Fotografias que nos cederam gentilmente as imagens para ilustrar esta matéria. Contato: www.edemirgarcia.com.br


Nesta terça-feira, você confere mais fotos do début no Tabajara Tênis Clube e um pouquinho da história de um dos bailes de debutantes mais tradicionais e exclusivos do planeta, o do Hôtel Crillon, em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário