Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Moda: Senai divulga tendências para Inverno 2011


O que vai ser moda no inverno 2011 está no caderno de inspirações Perfil Moda do SENAI. Em Blumenau a sexta edição foi lançada na última sexta-feira, no Teatro Carlos Gomes com a realização de duas palestras.

Rosenei Zanchett, especialista em Moda pelo SENAI/SC faz parte do grupo que elaborou o caderno. Ela resumiu para o público as principais tendências de que vão nortear a indústria criativa nos próximos meses. Para Rosenei, a pesquisa corresponde a 70% do desenvolvimento de um produto. E pesquisa é o que não falta no caderno.

Observações de 40 profissionais de 15 Estados do país ligados ao SENAI estão reunidas na publicação, relacionadas a várias temáticas como Simplicidade (produtos bons, bonitos e baratos) Ícone Renovado (a junção da vida virtual e real), Survivalismo (novas formas a partir de produtos já descartados) e Universo Luz (o renascimento do espírito). Veja os pontos principais:

O estilo contemporâneo (acima) está ancorado nos anos 60 e 90. Pontos fortes: assimetrias e recortes nas peças, superposições, cintura alta, pantalonas, saias lápis ou volumosas. Os tricôs vão aparecer com estampas inspiradas na arte déco (movimento artístico das décadas de 20 e 30).

O estilo esportivo (acima) busca nos tecidos tecnológicos roupas que proporcionam flexibilidade. Pontos fortes: peças soltas como as calças oversized associadas a casacos extragrandes. Padronagens com xadrez e listras com efeitos desgastados. Nos pés, ankle boots.

A moda irreverente (acima) abusa da riqueza estética. A palavra-chave é ousar. Pontos fortes: sobreposições e assimetrias, desenhos abstratos e geométricos, botas longas, amarrações na altura dos tornozelos e meias desenhadas.

O perfil romântico (acima) resgata a nostalgia das décadas de 50 e início de sessenta. Pontos fortes: cintura marcada, saias godês, pantalonas, cigarretes e baggy de alfaiataria.

O consumidor de perfil sensual (acima) terá um grande leque de opções para colocar o corpo em evidência. Pontos fortes: vestido preto com fenda sobre a perna, couro negro e tons vermelho com tempero sadomasoquista, dourado e prata em vestidos estruturados.

MODA MASCULINA

Lula Rodrigues, jornalista, consultor e blogueiro, é especialista em moda masculina e foi sobre este assunto que falou. Lula está há 30 anos envolvido com moda e recomendou, sobretudo aos estudantes presentes que “antes de fazer qualquer afirmação sobre moda masculina é preciso muita pesquisa”.

Ele contou histórias interessantíssimas desde os primórdios da moda, na época de Luis XIV (imagem acima), monarca que se enfeitava como ele só, com perucas e saltos altos. Segundo Lula, é do Rei Sol, inclusive, uma frase incrivelmente contemporânea sobre moda: “La mode est le miroir de l’histoire”, a moda é o espelho da história.

Algumas frases de Lula no dia da palestra:

Jil Sander Spring 2011 Menswear

“Não se surpreendam se o homem passar a usar roupas mais coloridas dentro de alguns anos (acima, primavera 2011 de Jil Sander). Os machos de todas as espécies são mais enfeitados e historicamente o macho sempre se enfeitou. É o provedor, o dominante, sempre teve uma roupa mais enfeitada”.

“Hoje vivemos uma fase canibalesca da moda. Tudo que é considerado high fashion num dia, no dia seguinte já está na primeira esquina”.

Burberry Prorsum Spring 2011 Menswear

“Marcas tradicionais como Burberry (acima) e Lacoste estão passando por um processo de renovação. Por isso é permitido um homem usar um trench coat acqua (azul), se ele quiser”.

“Isso é uma mentalidade de moda: trazer coisas que a princípio não são associadas ao luxo para dentro do luxo, como os rappers estrelando uma campanha da Louis Vuitton”.

“Essa história de que fulano copiou sicrano não existe mais. Hoje estamos todos conectados”.

Jil Sander Spring 2011 Menswear

“A principal tendência de 2009 que continua em 2010 e o 2011 é o tom acqua (azul, acima no desfile de Jil Sander), que está presente em tudo, até na linguagem subliminar”.

Alexander McQueen Spring 2011 Menswear

Givenchy Spring 2011 Menswear

“Existem algumas coisas que são estranhas para nós hoje, como homens usando transparências, rendas (acima no desfile de primavera 2011 da Givenchy), bordados e tie-dye (no alto, na primavera 2011 de Alexander McQueen). Mas voltarei aqui em oito anos e vocês vão me dizer se isso não mudou”.

Fotos: reprodução Caderno de Tendências e style.com


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3 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Adoramos!
    Léa
    www.meninadolaco.com.br

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  2. Como sempre, excelente o post PARABÉNS!!!Assim, consigo ficar antenada e fashion em tempo integral.
    Beijos

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