Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

sábado, 11 de setembro de 2010

O crochê volta à cena



Você sabia que existe o Dia Internacional do Crochê? Pois é, tem sim: dia 12 de setembro, neste domingo. E para comemorar, a Circulo, empresa catarinense líder no segmento crochê no Brasil, organiza pela primeira vez um movimento online para reunir crocheteiras de todo o país para... Adivinha o quê? Crochetar! A idéia é formar grupos no dia 12 num lugar agradável, de preferência ao ar livre.
Cada cidade escolhe o seu espaço. Em Gaspar, sede da Circulo, será no parque em frente à prefeitura. O encontro também prevê fotos das peças prontas para serem publicadas neste endereço. Vale a pena continuar acessando, mesmo depois de passada a data: http://www.flickr.com/groups/diadocrochecomcirculo

Bom, se você é uma negação em trabalhos manuais mas está amando o retorno do crochê à moda, não se desespere. Basta olhar as araras que com certeza vai encontrar peças em crochê. E em outras tramas artesanais, como tricô e macramê, que também estão super em alta., E não só em roupas, mas também em acessórios, especialmente bolsas e carteiras.
Sim, essa técnica artesanal caiu nas graças da grife Chanel (Veja as três fotos abaixo. E olha que bolsa!!) e se propagou para outras marcas de todo o mundo nas coleções do último verão do Hemisfério Norte.



Acima, roupas e acessórios em crochê do Verão 2010 Chanel.


A italiana Alberta Ferreti conseguiu conciliar crochê e minimalismo.


A mulher sempre exuberante de Diane Von Furstenberg modela suas curvas com tramas artesanais.


No Brasil não é diferente. Entre as muitas grifes que apostam no charme nostálgico do crochê estão a Animale, Trya, Iódice e Tufi Duek e mais as grifes cujos exemplos de roupas em crochê e tricô você vê abaixo.
A papisa do assunto no Brasil é Vanessa Montoro. Ela se mantém fiel ao crochê há anos e suas peças são de babar. Vá até o site http://www.vanessamontoro.com/ e confira o que estou falando: as peças são lindíssimas e finérrimas.
Particularmente, acho um arraso vestido branco de crochê, reto, simples e delicado. Já estou pensando em arrematar um desses para o Reveillon.

Casaquetos de crochê na coleção diáfana da Tigresse.



Cavendish.


Mara Mac.


Uma das obras primas de Vanessa Montoro.


Fotos: reproduções sersustentavelcomestilo.blogspot.com;
style.com; revista Elle e revista Marie Claire.


COLEÇÃO PÉTALA

E já que a gente está falando em crochê, na quinta-feira é dia de continuar no clima leve e delicado da Primavera que se aproxima. A Laci Baruffi lança no dia 16, na loja do Shopping Neumarkt a sua coleção verão 2011 de bolsas e acessórios. O nome é Pétala e a alusão às flores está nas cores dos couros e em muitos acessórios.
Na foto abaixo você confere apenas uma das peças da coleção, olha que delícia! Durante a semana a gente vai postando mais.



PRÓXIMOS POSTS:
Esta semana tem Geração Sem Idade. Desta vez com peças da Eila! Fique de olho.

3 comentários:

  1. Sabem meninas que me lembro da minha mãe fazer peças de croche p eu usar quando menina, devia ter 10 ou 12 anos. Confesso que não gostava muito. Depois desse post acho que está na hora de reavaliar meu conceito crocheteiro... e chamar a mamãe de novo!!!! :) bjsss

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Pri! Quem é fashion sempre revê seus conceitos e derruba "pré-conceitos". Com o crochê, é só saber compor o look e ter atitude. Ah, e chama a mamãe!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que postagem sensacional ... amei!
    http://claudiaroma.blogspot.com

    ResponderExcluir