Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

domingo, 10 de outubro de 2010

Traje típico alemão, a fantasia da Oktoberfest em Blumenau



Em outubro, os homens viram Fritz e as mulheres viram Frida. Assim é Blumenau nos 18 dias de Oktoberfest. Para incorporar os personagens alemães, tem que usar traje típico. As opções se multiplicam no comércio da cidade: desde lojas populares, até ateliês que só produzem a roupa sob encomenda. Naturalmente os preços também diferem. Tudo depende do tecido, dos aviamentos e dos bordados.




A tiara de flores, por exemplo é um acessório específico de Blumenau. Os trajes femininos são compostos de várias formas: vestidos com detalhes em rendas e bordados, saia e blusa com mangas bufantes (alguns com colete). Há que use também avental e xale. O modelo oficial do sapato é arredondado com salto baixo (lembra modelo usado em aula de sapateado) e é usado com meião 7/8, como o de Raquel Hering, na foto acima.




Aqui estou ao lado da minha amiga Hariet, que é 100% de ascendência alemã. Quanto a mim, tenho certeza que a minha Frida não convence, mas estou tentando!

Mas não pense que a moda alemã não se renova. Rose Otte, descendente de alemães que vive em Blumenau adora criar novidades em trajes típicos. Ela não gosta de reproduzir modelos históricos por serem muito sóbrios e quentes demais para o nosso clima tropical.
Por isso, Rose investe no estilo próprio marcado por vestidos de pregas (o franzido engorda), cinturas marcadas por espartilhos, bordados exuberantes. Tecidos que mais usa: camurça sintética, veludo e tecido de algodão. O preço varia de R$ 400 a R$ 780.
Ateliê de Rose Otte: (47) 3037-2463. Rua Hermann Hering, 1.020.



Nesta foto, Bianca Otte que é estudante de moda, usa um vestido assinado pela mãe, Rose. Ao invés de tiaras, optou por um chapéu com plumas, superestiloso. Os sapatos de plataforma, também fogem do figurino tradicional.


E pra não dizer que não falamos dos homens, aqui vai uma imagem do meu amigo Miguel Estelrich, da Peluqueria, trajado a rigor, ele que é o mais blumenauense dos argentinos.

A Oktoberfest de Blumenau continua até o dia 24. O palco da festa mais alemã das Américas é o Parque Vila Germânica. E quem aparece por lá vestindo traje típico, não paga ingresso. Para os homens os modelos também variam. Mas de um modo geral são compostos por bermuda de couro com suspensório (lederhose), camisa franzida, chapéu de feltro com penachos de pelos e muitos bottons, meia 7/8 e sapato abotinado.


Abaixo, algumas fotos dos trajes típicos usados na Oktoberfest de Munique. Veja que lá também as mulheres procuram dar toques pessoais em seus trajes.




Foto: Reprodução oktoberfest.de


E então, vamos entrar no clima festeiro do Fritz e da Frida?






EU QUERO!


Ok, você curte a Oktoberfest, mas não chega ao ponto de encarar uma roupa de Frida.


A Fujiro Eco Têxtil, que produz camisetas a partir de garrafas pet recicladas, lançou suas propostas para quem quer curtir a festa alemã e ainda preservar a atitude ecológica. É uma série especial de camisetas alusivas à Oktober, masculinas e femininas. Saiba mais em http://www.fujiro.com.br/.
Olha a feminina, que legal! Eu quero!



PROXIMO POST

Amanhã, Dia das Crianças, um post especial para elas. E se prepare porque nesta semana tem Geração Sem Idade na Allez! Boutique, e com promoção.

6 comentários:

  1. Adorei a postagem, acho que conheço a Hariet...rsrs
    Boa festa a vocês...

    ResponderExcluir
  2. Oi Miguel. Tem uma foto de alemão. Mas vou procurar mais algumas imagens para ilustrar melhor. Beijos

    ResponderExcluir
  3. heheheheh.. adorei !!

    Adoro virar Frida por um dia !!!!

    Beijos, Raquel

    http://handmade-style.blogspot.com/

    ResponderExcluir