Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O novo chique


O nosso verão ainda nem chegou e as atenções se voltam para as coleções de inverno 2013 apresentadas nas semanas brasileiras de moda  e no verão 2013 também já desfilado no Hemisfério Norte. Com tantas tentações testando nosso autocontrole consumista, penso na nova estética batizada de novo chique , moda  que privilegia peças clássicas, atemporais. Mas esqueça o estereótipo de visual careta, sisudo, monótono. O frescor dessa tendência está nos tecidos nobres, no corte impecável, na cartela de cores e estampas que criam efeitos geométricos, nos shapes que revelam feminilidade e evocam elegância, não vulgaridade.  Esse novo momento da moda questiona a mulher sobre o reflexo de suas escolhas: queremos ser reconhecidas pela atitude ou pela ostentação? A sedução do novo chique está ligada diretamente à sofisticação. Muitos incensados diretores criativos de marcas badaladas já estão apostando nessa proposta de moda purista e confortável . São peças de altíssima qualidade, especialmente de alfaiataria, que tem longa vida útil na moda e podem muito bem ser classificadas como investimento. 




Céline: silhuetas soltinhas e confortáveis


 Lanvin: o smoking desconstruído





 Louis Vuitton e Givenchy: interpretações das silhuetas inspiradas na década de1960




 Calvin Klein Collection: o minimalismo em preto e branco





 Maria Garcia: alfaiataria moderna





 Vitorino Campos: shape arredondado e cor neutra







E para não falar apenas de nomes já consagrados do circuito fashion nacional e internacional, incluí o estilista Guto Carvalhoneto, jovem talento que desponta no cenário da moda  brasileira. Ele que já trabalhou em Blumenau e hoje  tem ateliê no Rio, é um dos adeptos do novo chique. (suas criações já estampam capas de revistas nacionais). 












Fotos: Site Elle e Pedro Curi



P.S. Essa postagem faz parte da reportagem no espaço de Falando de Moda na página da Fernanda Nasser do Jornal de Santa Catarina do dia 13/11/2012:


Falando de moda


Hoje nossa conversa sobre moda é com a superprofissional no assunto Mirian Roza. Jornalista de moda, pós-graduada em Marketing e Criação de Moda, a carreira de Mirian sempre esteve atrelada à televisão, onde passou a atuar na década de 1980. Já foi âncora do Jornal do Almoço em Blumenau e comandou durante oito anos o próprio programa, o Modos da Moda, na Furb TV. Também na Furb lecionou no Curso de Moda e desde 2010 tem um blog ótimo (mirianroza.blogspot.com.br). A intenção é levar informação de moda com um conteúdo de fácil compreensão, sempre com um olhar para os talentos regionais e novidades que encontramos em lojas da cidade. Seus ícones são Costanza Pascolatto e Inès de La Fressange. Miriam agora está participando do Desafio das Blogueiras, que está sendo realizado pela RBS TV e os shoppings do grupo Almeida Jr. Ela representa o Shopping Neumarkt. O assunto de hoje é o novo chique, pelo olhar de Mirian:

“O nosso verão ainda nem chegou e as atenções se voltam para as coleções de inverno 2013 apresentadas nas semanas brasileiras de moda e no verão 2013 também já desfilado no Hemisfério Norte. Com tantas tentações testando nosso autocontrole consumista, penso na nova estética batizada de novo chique, moda que privilegia peças clássicas, atemporais. Mas esqueça o estereótipo de visual careta, sisudo, monótono.

O frescor dessa tendência está nos tecidos nobres, no corte impecável, na cartela de cores e estampas que criam efeitos geométricos, nos shapes que revelam feminilidade e evocam elegância, não vulgaridade. Esse novo momento da moda questiona a mulher sobre o reflexo de suas escolhas: queremos ser reconhecidas pela atitude ou pela ostentação? A sedução do novo chique está ligada diretamente à sofisticação.

Muitos incensados diretores criativos de marcas badaladas já estão apostando nessa proposta de moda purista e confortável. São peças de altíssima qualidade, especialmente de alfaiataria, que tem longa vida útil na moda e podem muito bem ser classificadas como investimento.”

Na foto: Tufi Duek



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário