Moda!

Sou jornalista, pós graduada em Marketing e Criação de Moda. Minha vida profissional sempre esteve atrelada à televisão, onde passei a atuar na década de 80. Também exercitei o ofício de professora no Curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O blog surgiu como um instrumento de divulgação fantástico e um novo desafio na minha carreira. A ideia não é discorrer sobre tendências internacionais de moda, nem dissecar coleções desfiladas por esta ou aquela marca. Minha pretensão é levar informação de uma forma descomplicada, com um conteúdo fácil de compreender. Desejo de alguma forma ajudar as pessoas na diária tarefa de inovar suas produções de moda. Também faço questão de valorizar os talentos locais e os produtos que encontramos nas lojas de Blumenau e região. Tudo conectado com as novidades da moda globalizada.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Que venha o inverno!

Não tive o prazer de assistir in loco os desfiles de inverno da moda brasileira. Vou me ater às imagens que pesquisei na internet, nos desfiles que acompanhei em alguns programas de moda para focar a matéria nas principais novidades desfiladas na Fashio Rio e SPFW. Com a diversidade de propostas da moda, fica cada vez mais difícil falar em esta ou aquela tendência. Fazer uma lista com algumas novidades da estação já não é mais possível, porque as ofertas se multiplicam em favor do que mais combina com o nosso estilo próprio. O consumidor agradece.
E como a moda é cíclica, o que já foi sucesso, retorna repaginado. Muitas vezes, uma nova forma de usar as peças que já conhecemos é que passa a ser a grande novidade.
Um exemplo é a saia longa que já estava em evidência no verão. A novidade para o inverno é usar saia longa em tecido sofisticado com uma blusinha de malha bem simples ou com um suéter.




COMPRIMENTOS

Aqui é uma questão de escolha: tem curto, médio, mídi e longo.


Essa variedade de comprimentos aparece tanto em vestidos quanto em saias. O comprimento mídi é uma tendência confirmada no verão 2011 no hemisfério norte e aterrissou nas semanas de moda brasileira. Muita gente receia que esse comprimento envelhece o visual, mas para a produção ficar moderna e fresca é preciso investir em novos calçados, acessórios e naturalmente atitude.


Os vestidos longos aparecem na companhia de casaquetos curtos, cardigans longos e blazers.



Já as calças estão mais curtas e amplas. Mas a modelagem skinny continua firme e forte.


MISTURA DE TECIDOS

O contraste de tecidos, associando o leve com o pesado, é uma fórmula que foi bastante explorada nas semanas de moda. O couro que não é nenhuma novidade, aliás, já virou sinônimo de inverno, faz parceria com tecidos fluidos e preciosos como seda, chiffon, musseline, cetim. A Glória Coelho, estilista consagrada e com forte identidade contemporânea, apresentou couro em looks surpreendentes: vestido com plissados localizados e mangas falsas de couro. Ou então, calças de couro justas em cima e que se abrem na altura dos tornozelos.



As rendas que fizeram sucesso no inverno anterior estão novamente em alta. Quase todas as marcas investiram nesse material. Tem vestido, saia, blusa. A renda também fica um luxo usada com couro. A Glória Kalil deu um toque bacana em seu site: ao invés de usar saia de couro com blusa de renda, que é o habitual, vamos fazer diferente: saia de renda com jaqueta de couro. São essas inovações que trazem o frescor na moda.




Os tecidos também são os grande protagonistas da moda e aparecem em texturas incríveis.
Detalhes importantes na construção das roupas garantem peças de desejo: pespontos, volumes localizados, plissados, nervuras, canutilhos, paetês, peles e plumas.


CORES

A cartela de cores é abrangente. Envolve a família dos neutros como off-white, beges e cinzas e também injeta energia no guarda-roupa de inverno com tons fortes, especialmente o vermelho, azul, laranja, amarelo e verde.



O preto foi a estrela de várias marcas em propostas para festas e dia a dia.



ESTAMPAS


Também tem de tudo um pouco. As estampas felinas não demonstram qualquer sinal de cansaço e já se tornaram clássicas na moda. Estão com a cotação em alta imagens abstratas, geométricas, tribais e temáticas como Alessa que se inspirou em doces de festa e Andréa Marques em besouros.




Agora é esperar pelas novidades nas araras e se aconselhar com o espelho, nosso grande aliado na hora de escolher nossas próximas aquisições de moda.
FOTOS: Site Elle

Nenhum comentário:

Postar um comentário